Hoje, 14/07/2010, é aniversário da cidade de Campinas. Completando 236 anos.
Essa cidade tinha tudo pra ser uma ótima cidade. Mas nossos governantes deram um jeito de deixa-la um caos! Claro que a culpa também é nossa, mas se os governos da cidade, do estado e do país, fossem bons, a história de Campinas (e, consequentemente, do Brasil) seria outra. Muito melhor.
Nasci em Campinas, adoro essa cidade. Campinas tem muita história, muitos patrimônios, mas ninguém liga pra isso!
A cultura de uma cidade DEVE ser preservada sempre. Falo isso não como historiadora que sou, mas como cidadã, que sou mais ainda!
Prédios históricos em muitos casos, estão abandonados! Não se pode deixar que isso aconteça.
Meu TCC, na época de faculdade, foi sobre Campinas no século XIX. É um história linda, poderia ficar horas aqui falando. Época dos Barões, da alta sociedade campineira, época das plantações, da ferrovia, da febre amarela, da arquitetura, etc. Não é por acaso que ganhou o apelido de Princesa d'Oeste.
Hoje, o que mais me deixa triste quando falo da cidade é essa tremenda violência que acontece todo dia. Todo tipo de violência há aqui.
Não podemos sair na esquina de casa que já ficamos apavorados! E no centro então? Eu já nem me lembro mais quando foi a última vez que fui ao centro mesmo. Evito ao máximo! Estão destruindo nossa cidade e estão nos destruindo! ACORDEM!
Campinas é uma das únicas grandes cidades que ainda há um gostinho de interior.
Em alguns bairros, inclusive o meu, ainda há o cumprimento ao cruzar com uma pessoa na rua. Os vizinhos de falam, o bairro se conhece.
Porque além da violência, Campinas enfrenta um falta de educação tremenda. Você entra em um elevador cheio de gente e se você fala "Bom dia" NINGUÉM te responde, ou respondem acanhadamente ou te olham assustados!
Vivemos numa sociedade do medo, do egocentrismo! Isso tem que mudar, antes que seja tarde demais.
Há tantos lugares bonitos aqui: Parque Ecológico, Bosque dos Jequitibás (embora eu não concorde com a idéia de ter animais em cativeiros nesse local), Parque Portugal, Estação de Tanquinhos (essa estação me enche de nostalgia, pois meu avô tem uma chácara lá perto e desde criança eu visitava a estação. Hoje está meio abandonada, mas é um lugar incrível), Academia Campinense de Letras, Catedral Metropolitana. Centro de Convivência Cultural, Escola de Cadetes, Instituto Agronômico, lago do Café, Maria Fumaça, Cemitério da Saudade (sim, um lugar belíssimo e que transborda História). Santa Casa, Capela Nossa Senhora da Boa Morte, Mercado Municipal, Observatórios, Pedreira do Chapadão, Castelo D'Água, Puc-Campinas, Colégio Liceu Salesiano, Jockey Club, Estação Ferroviária, Prefeitura, entre outros lugares. Esses foram apenas o que eu lembrei agora.
Não podia deixar de mencionar a questão dos animais, que muito me interessa. Em Campinas há muitas instituições e pessoas do bem que abraçam a causa animal. Isso me deixa feliz. Há pouco, também, foi inaugurada uma delegacia voltada ao animal e meio ambiente. Algo que espero, do fundo do coração, que funcione MESMO.
Há muitos animais, ainda, nas ruas, sendo judiados e que merecem nossa atenção! Uma sociedade tem que cuidar de seus animais também.
É isso. Espero que em breve nossa cidade, seja fênix e renasça das cinzas, mais uma vez.
Boa quarta-feira de chuvinha e friozinho. Um perfeito dia cinza.
Bisou.
V.M.
***
foto: Autor: Alessandra Bussolin Bandeira/funcionária do CEATEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário